Transição de carreira: quando e como começar a empreender

Seguir o próprio sonho nem sempre é fácil. O medo de fazer algo e dar errado paralisa nossas ações, especialmente quando se trata de uma transição de carreira.

Antes de iniciar a empreender, é fundamental entender que haverá vários desafios a enfrentar. Ao mesmo tempo, a recompensa pode ser enorme, sendo muito maior do que a questão financeira. Isso porque ela tem muito a ver com um reconhecimento pessoal, um sentimento de superação e de que é possível ter um grande impacto social.

Então, se você pensa em mudar de carreira, está na hora de estruturar esse período da sua vida. Neste post, vamos trazer 5 dicas para sua inspiração. Confira!

“Sonhe 10%, transpire 90%”


Ronildo Campos

O que é transição de carreira?

Transição de carreira é o ato de mudar de profissão. Seja para outra área de conhecimento ou para entrar no empreendedorismo. Essa decisão pode ser tomada por insatisfação com o trabalho atual ou por necessidade.

Qualquer que seja o motivo, a mudança de carreira é uma situação cada vez mais comum. Nesse sentido, destaca-se a quantidade de pessoas que desejam empreender no Brasil.

Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2022, 51 milhões de brasileiros querem começar um negócio no prazo de 3 anos. Além disso, outros 42 milhões de habitantes já entraram nessa jornada ou começaram a colocar sua ideia em prática, mesmo que ainda de forma irregular.

De toda forma, transicionar de carreira é um momento importante e requer esforço, inspiração, criatividade e liderança.

Vale a pena fazer uma transição de carreira?

Sim, vale a pena fazer uma transição de carreira, se você deseja empreender ou está insatisfeito com os seus rumos profissionais. Portanto, vários fatores interferem nessa decisão, como as perspectivas de empregabilidade e salário, contexto do mercado de atuação e vontade de começar o próprio negócio.

Nesse sentido, é importante definir o empreendedorismo por necessidade daquele que é adotado por oportunidade. No primeiro caso, a pessoa precisa ingressar nessa jornada por não encontrar um emprego. Já no segundo, tem a vontade de fazer isso.

Independentemente de qual seja sua situação, as dicas para empreendedores iniciantes são iguais. Assim, é fundamental ter conhecimentos sobre gestão, saber delegar e se inspirar.

“Transforme cada desafio em um feixe de luz que ilumina o caminho rumo às suas maiores conquistas”


Ronildo Campos

Como saber quando fazer uma transição de carreira?

Para saber quando fazer uma transição de carreira, é necessário considerar vários aspectos. Por exemplo, insatisfação no trabalho, falta de oportunidades no mercado, estagnação profissional, motivação pessoal, interesse nas atividades realizadas e salário recebido.

Portanto, essa é uma decisão individual e requer uma boa reflexão. Aqui, não existe resposta certa ou errada, porque depende do que você quer fazer, daquilo que tem condições e da sua capacidade de enfrentar dificuldades.

5 dicas para fazer uma transição de carreira bem-sucedida e começar a empreender

1. Encontre os seus diferenciais

Pense nas suas habilidades e competências. Verifique quais são seus conhecimentos técnicos e práticos e analise se tem as características de um líder

Todos esses detalhes fazem a diferença no empreendedorismo para efetivar uma gestão mais eficiente. Além disso, identificar os seus pontos positivos e negativos permite saber onde agir para melhorar e evoluir continuamente.

2. Identifique oportunidades de mercado

Analise como está o mercado de atuação, quais são as oportunidades existentes e identifique o que você poderia fazer. Por exemplo, se deseja abrir um restaurante, mas a região já tem vários concorrentes, talvez seja melhor pensar em outro local ou outro negócio.

De toda forma, esse processo pode ser complementado com a ajuda de profissionais experientes. Então, participe de eventos e cursos, converse com quem já trabalha na área e faça networking. Essa é uma maneira de descobrir o que fazer, ultrapassar os desafios e se destacar.

“Minha empresa era só um CNPJ e eu. Mas o céu era o limite”


Ronildo Campos

3. Faça um planejamento completo

O próximo passo é planejar todas as etapas para essa transição de carreira. É importante elaborar um plano de negócio, definir o que será necessário para iniciar no empreendedorismo e identificar o investimento que será feito.

A partir disso, confira o que é preciso fazer para executar todas as etapas. Identifique a possibilidade de parcerias e comece a colocar a mão na massa.

4. Seja um inconformista

A comodidade e o receio de fazer algo novo faz com que nos conformemos com as situações, mesmo que elas não sejam favoráveis. No entanto, para mudar de carreira, é preciso adotar uma postura diferenciada.

“Sou um inconformista nato. Sempre me mexi muito e nunca aceitei as coisas do jeito que elas estavam, sobretudo quando não funcionavam como deveriam. Sempre podemos melhorar o que fazemos. Qualquer coisa sempre pode ficar melhor”


Ronildo Campos

5. Acredite no seu potencial!

Por fim, é fundamental que você creia nas suas habilidades e competências. O pensamento positivo faz a diferença no empreendedorismo, porque os desafios são constantes. Então, ao adotar essa postura, você para de olhar apenas os problemas e passa a pensar nas soluções.

Essa medida é importante para inovar, encontrar alternativas e incentivar a própria criatividade

Seguindo essas dicas, você pode começar a fazer a sua transição de carreira de maneira segura e consciente. O empreendedorismo é um dos caminhos possíveis e pode levar a uma grande realização pessoal. Por isso, vale a pena se inspirar e começar a colocar suas ideias em prática.

Então, o que acha de se motivar ainda mais? Adquira o livro “A Energia de um Sonho”, de Ronildo Campos, e saiba mais sobre a história do menino que saiu da roça e se tornou um grande empresário.

Em resumo

Como funciona transição de carreira?

A transição de carreira funciona com a mudança de área de atuação, seja em uma empresa, seja via empreendedorismo. Normalmente, essa decisão é tomada por insatisfação profissional, poucas oportunidades no mercado ou pelo desejo de explorar mais oportunidades.

Como fazer uma transição de carreira segura?

1. Encontre os seus diferenciais.
2. Identifique oportunidades de mercado.
3. Faça um planejamento completo.
4. Seja um inconformista.
5. Acredite no seu potencial.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Sobre mim

Ronildo Campos trilhou uma jornada inspiradora do campo ao sucesso nos negócios como fundador e CEO do grupo WGL, líder em soluções energéticas inovadoras. 

Além da WGL, ele é proprietário da RAC Soluções, líder da ONG Energizando Vidas e administrador da Instituição WGL, um centro educacional. Sua história é um verdadeiro exemplo de determinação e impacto positivo.

Posts Recentes

  • All Post
  • Biografia
  • Empreendedorismo
  • Impacto Social
  • Liderança
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Tags

    Edit Template

    Posts em Destaque

    Novidades

    Ronildo Campos trilhou uma jornada inspiradora do campo ao sucesso nos negócios como fundador e CEO do grupo WGL, líder em soluções energéticas inovadoras. 

    Além da WGL, ele é proprietário da RAC Soluções, líder da ONG Energizando Vidas e administrador da Instituição WGL, um centro educacional. Sua história é um verdadeiro exemplo de determinação e impacto positivo.

    Ronildo Campos 2024 ® – Todos os direitos reservados