Você já deve saber que existem diferentes tipos de gestão. Agora, sabe qual deles é mais efetivo? Na verdade, a resposta depende de uma série de critérios e isso exige conhecimento das possibilidades. Nesse sentido, vale a pena entender o que é a liderança servidora.
Esse método de gestão é caracterizado pela valorização da equipe. Assim, esse tipo de liderança busca equilibrar os objetivos estratégicos a serem alcançados com as necessidades dos colaboradores.
Será que isso traz resultados? Sim! Neste post, vamos mostrar por que vale a pena investir nesse modelo. Para começar, veja essa reflexão de Ronildo Campos:
“A dimensão humana, em qualquer processo ou empreendimento, é fundamental. Você pode ter em suas mãos o melhor sistema do mundo, a maior empresa, ganhar muito dinheiro, mas se as pessoas não estiverem do seu lado, as coisas não acontecem de verdade”.
Ronildo Campos
O que é liderança servidora?
A liderança servidora é um método de gestão de equipes em que a colaboração e a cultura de confiança e respeito são valorizadas. Por isso, o gestor prioriza as pessoas e coloca as necessidades dos colaboradores acima das suas, alinhando-as aos objetivos estratégicos. Além disso, ele lidera pelo exemplo.
Essas características fazem com que esse modelo de gerenciamento venha ganhando espaço. Afinal, é uma mudança de paradigma que traz resultados, já que foca a influência do líder sobre as pessoas. Portanto, todos andam na mesma direção quando a mentalidade é servidora.
Ou seja, você muda o seu pensamento do interesse próprio e usa o sucesso da empresa e da sua equipe como motivação para o trabalho. Assim, você faz uma escuta ativa e valoriza as demandas e os valores dos outros. Esse exemplo inspira a todos e gera uma cultura organizacional diferenciada, em que todos priorizam o bem-estar geral.
“As pessoas trabalham para os seus líderes na medida em que seus líderes trabalham para elas”
Ronildo Campos.
Quais são as características do líder servidor?
- Empatia, para entender as demandas e as dificuldades dos colaboradores.
- Humildade, para compreender que todos são capazes.
- Preocupação com o bem-estar da equipe.
- Paciência, para enfrentar conflitos e lidar com imprevistos.
- Integridade e responsabilidade, para manter os compromissos assumidos.
- Inteligência emocional, para pensar antes de agir.
- Comunicação, para repassar suas ideias e prestar assistência aos liderados.
- Capacidade de motivação e encorajamento, a fim de incentivar o potencial de cada indivíduo, a exemplo do que ocorre com a liderança transformacional.
Assim, a liderança servidora tem como propósito a contribuição mútua. Para alcançar esse objetivo, o gestor deve dar o exemplo necessário.
Quais são os benefícios da liderança servidora?
- As pessoas da sua equipe são capacitadas com cursos, treinamentos, palestras etc.
- As opiniões da equipe são valorizadas e isso auxilia na inovação e no encontro de soluções.
- O líder demonstra confiança no time, delegando responsabilidades e compartilhando informações.
- Os colaboradores respeitam o líder servidor devido às suas ações e exemplos.
- Novos líderes são formados, já que o gestor incentiva o crescimento pessoal e profissional.
- O feedback oferecido pelo líder é construtivo, com a meta de ajudar a pessoa a crescer.
- A empresa passa a ter um ambiente mais colaborativo.
- A criatividade e a inovação são incentivadas pelo compartilhamento de informações.
- A relação com clientes e fornecedores melhora, porque suas necessidades são valorizadas.
- A qualidade de vida no trabalho aumenta, porque todos são reconhecidos.
- A cultura de aprendizagem é estimulada devido à capacitação contínua da equipe.
- O nível de satisfação dos colaboradores aumenta.
Portanto, o gestor entende que a empresa tem um impacto social e adota a liderança servidora para fortalecer esses aspectos. Isso gera o crescimento organizacional equilibrado à motivação dos colaboradores, de clientes e parceiros.
“O equilíbrio é o estado mais sensato e saudável, fundamental tanto para a saúde quanto para a produtividade e satisfação. Negligenciar um em favor do outro leva a estresse, esgotamento e arrependimentos futuros”
Ronildo Campos.
Como aplicar a liderança servidora?
1. Faça uma autoanálise
Verifique quais são seus pontos positivos e aqueles que ainda precisam ser melhorados. Nesse sentido, saiba que a liderança servidora requer respeito, paciência e compromisso.
2. Comunique as mudanças a serem feitas
Informe a equipe sobre as mudanças que serão feitas de maneira coletiva. Capacite e trabalhe o que for necessário, aumentando a chance de contribuição de todos os colaboradores.
3. Estimule a cultura de aprendizagem
Mostre aos colaboradores que o aprendizado contínuo é relevante. Por isso, encare os erros como oportunidades de melhoria. Além disso, ofereça feedbacks constantes que promovam o crescimento.
4. Esteja à disposição da equipe quando necessário
Ao ser um líder servidor, precisa colocar-se disponível para ouvir a equipe. Dessa forma, você estabelece um canal aberto e melhora o relacionamento e a conexão com as pessoas.
5. Compartilhe ideias
Troque informações com os colaboradores e permita que eles façam sugestões. Você também pode usar técnicas de brainstorming. Assim, há uma chance maior de inovar e encontrar soluções.
Exemplos de lideranças servidoras
Alguns exemplos de lideranças servidoras são Jesus Cristo, Nelson Mandela e Martin Luther King. Todos esses personagens históricos mobilizaram pessoas pela capacidade de doação.
Na atualidade, Ronildo Campos também tem essa característica. Dessa forma, consegue focar os aspectos estratégicos da empresa ao mesmo tempo que motiva os colaboradores.
“Quanto maior e mais forte formos, mais precisamos olhar para as pessoas. Se não for assim, esse crescimento não se sustenta e o castelo desmorona”
Ronildo Campos.
Portanto, a liderança servidora tem características específicas e que podem fazer o negócio se destacar por meio de uma gestão colaborativa. Dessa forma, é importante se inspirar em figuras importantes, que tragam ideias de como agir com esse propósito.
Agora, que tal continuar vendo dicas úteis para melhorar a sua liderança? Então, siga o Ronildo Campos nas redes sociais: Instagram, LinkedIn, Facebook e TikTok.
Em resumo
Uma liderança servidora pode ser definida como um método de gestão de equipes em que a colaboração e a cultura de confiança e respeito são valorizadas. Por isso, o gestor prioriza as pessoas e coloca as necessidades dos colaboradores acima das suas, alinhando-as aos objetivos estratégicos. Além disso, ele lidera pelo exemplo
– Empatia, para entender as demandas e as dificuldades dos colaboradores.
– Humildade, para compreender que todos são capazes.
– Preocupação com o bem-estar da equipe.
– Paciência, para enfrentar conflitos e lidar com imprevistos.
– Integridade e responsabilidade, para manter os compromissos assumidos.
– Inteligência emocional, para pensar antes de agir.
– Comunicação, para repassar suas ideias e prestar assistência aos liderados.
– Capacidade de motivação e encorajamento, a fim de incentivar o potencial de cada indivíduo, a