Impacto social: por que é importante para as empresas?

Você já pensou em como as suas ações influenciam a sociedade? O sorriso de uma pessoa pode melhorar o dia de outra. Por sua vez, uma empresa consegue gerar empregos e renda, trazer dignidade e ajudar seus colaboradores a construírem um futuro. Tudo isso representa algum tipo de impacto social.

Esse termo se refere a todas as atitudes que influenciam as comunidades. Por isso, esse é um pilar que ajuda a ter mais consciência de sua responsabilidade e a construir uma sociedade mais igualitária e justa.

Entendendo essa relevância, fica a pergunta: por que o impacto social é importante para as empresas? Neste post, vamos discutir o assunto e trazer ideias para atingir esse objetivo. Confira!

“O crescimento não pode ser uma busca incessante pelo sucesso financeiro, mas sim uma jornada que também abraça a responsabilidade social”


Ronildo Campos

O que é impacto social?

Impacto social é o efeito causado por uma ação sobre a sociedade, o planeta, um território ou uma comunidade. Ele é de longo prazo e consiste em uma mudança positiva. No caso das empresas, tem relação com os stakeholders (clientes, parceiros, fornecedores, investidores etc.) e abrange a capacidade de unir um propósito ao trabalho realizado.

Portanto, essa é uma forma de transformar a realidade das pessoas envolvidas naquele contexto. Assim, consegue-se ultrapassar um desafio existente, como situações de vulnerabilidade, desigualdade, injustiça social e práticas não sustentáveis.

É o que a ONG Energizando Vidas, fundada pelo empreendedor Ronildo Campo faz ao fornecer apoio humanitário e assistência integral a família em situação de vulnerabilidade.

“A dimensão humana, em qualquer processo ou empreendimento, é fundamental. Você pode ter em suas mãos o melhor empreendimento do mundo, ganhar muito dinheiro, mas se as pessoas não estiverem ao seu lado, as coisas não acontecem de verdade”

Ronildo Campos

Por que as empresas devem gerar impacto social?

As empresas devem gerar impacto social, porque melhoram a comunidade em que estão inseridas, destacam-se perante o público e têm um papel significativo no mercado. Além disso, essas práticas ajudam a conquistar clientes, retê-los, fidelizá-los e aumentar o lucro.

Isso porque, segundo um estudo da Fleischman Hillard, 32% das percepções do consumidor são determinadas pelo seu impacto na sociedade. Ainda tem 21% que dependem de informações sobre o comportamento da administração empresarial.

Portanto, gerar ações positivas é importante e atrativo para a empresa, a sociedade e os consumidores. Dessa forma, há uma chance maior de atrair investimentos e melhorar os resultados corporativos.

“Transforme cada desafio em um feixe de luz que ilumina o caminho rumo às suas maiores conquistas”

Ronildo Campos

Quais são os pilares do impacto social positivo nas corporações?

Cuidado com os colabores

As empresas devem cuidar de seus trabalhadores e garantir um bom clima organizacional. Isso aumenta a qualidade de vida no trabalho e torna o ambiente mais sustentável e saudável.

Por isso, é preciso investir em bem-estar, segurança e desenvolvimento profissional.

Cuidado com o cliente

O cuidado com o cliente refere-se ao relacionamento estabelecido com o público consumidor. Assim, ele abrange da pré à pós-venda e requer respeito, transparência e humanização no atendimento. O objetivo é entender o que a pessoa deseja e resolver seu problema.

“Para ajudar uma pessoa, é preciso estar junto dela, conhecê-la de fato, compreender suas reais necessidades”


Ronildo Campos

Compromisso com os desafios da sociedade

Ter comprometimento com os desafios enfrentados pela sociedade ajuda no engajamento e na solução de questões relevantes, como as raciais. 

Isso depende de diferentes práticas, como a inclusão por meio de vagas afirmativas e participação em projetos voltados para causas sociais.

Transparência nas relações

As empresas devem estabelecer relações transparentes tanto com seus colaboradores quanto com seus parceiros de negócio e clientes. O propósito é estimular a confiança e comprovar um interesse real com ações de impacto social.

Quais são os benefícios de investir em impacto social positivo?

  1. Sua empresa tem colaboradores mais engajados;
  2. É possível estabelecer um ambiente de colaboração entre todos;
  3. Os stakeholders têm mais senso de pertencimento;
  4. O posicionamento e o reconhecimento de marca são fortalecidos;
  5. A vantagem competitiva da sua empresa aumenta;
  6. A economia local é estimulada;
  7. Seu negócio contribui para uma sociedade mais justa;
  8. Você consegue ter mais lucratividade e atrai investimentos.

Como gerar impacto social?

  1. Adote ações de responsabilidade social corporativa;
  2. Tenha produtos ou serviços socialmente conscientes;
  3. Empodere os funcionários;
  4. Engaje-se com a comunidade local;
  5. Seja transparente e preste contas;
  6. Faça parcerias com ONGs;
  7. Implemente a prática de voluntariado corporativo.

“O crescimento tem de ser proporcional à sua humildade”


Ronildo Campos

Portanto, você pode adotar ações de impacto social, basta querer fazer e ser a mudança. 

Existem várias possibilidades de ter uma postura significativa e fazer o seu negócio ajudar a comunidade em que está inserido. Tudo isso fará a diferença nos seus resultados, porque ninguém cresce sozinho.

Gostou de saber mais e quer ver outras dicas? Então, siga o Ronildo Campos nas redes sociais: Instagram, LinkedIn, Facebook e TikTok.

Em resumo

Como promover impacto social?

– Adote ações de responsabilidade social corporativa;
– Tenha produtos ou serviços socialmente conscientes;
– Empodere os funcionários;
– Engaje-se com a comunidade local;
– Seja transparente e preste contas;
– Faça parcerias com ONGs;
– Implemente a prática de voluntariado corporativo.

O que é impactar a sociedade?

Impactar a sociedade é fazer uma ação positiva sobre a sociedade, o planeta, um território ou uma comunidade. Esse efeito é de longo prazo. No caso das empresas, tem relação com os stakeholders (clientes, parceiros, fornecedores, investidores etc.) e abrange a capacidade de unir um propósito ao trabalho realizado.

Compartilhe:

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Sobre mim

Ronildo Campos trilhou uma jornada inspiradora do campo ao sucesso nos negócios como fundador e CEO do grupo WGL, líder em soluções energéticas inovadoras. 

Além da WGL, ele é proprietário da RAC Soluções, líder da ONG Energizando Vidas e administrador da Instituição WGL, um centro educacional. Sua história é um verdadeiro exemplo de determinação e impacto positivo.

Posts Recentes

  • All Post
  • Biografia
  • Empreendedorismo
  • Impacto Social
  • Liderança
  • Sem categoria
  • Sustentabilidade

Tags

    Edit Template

    Posts em Destaque

    Novidades

    Ronildo Campos trilhou uma jornada inspiradora do campo ao sucesso nos negócios como fundador e CEO do grupo WGL, líder em soluções energéticas inovadoras. 

    Além da WGL, ele é proprietário da RAC Soluções, líder da ONG Energizando Vidas e administrador da Instituição WGL, um centro educacional. Sua história é um verdadeiro exemplo de determinação e impacto positivo.

    Ronildo Campos 2024 ® – Todos os direitos reservados