Gestão humanizada: o que é e dicas de Ronildo Campos para colocar em prática

“As pessoas trabalham para os seus líderes na medida em que seus líderes trabalham para elas”. A frase de Ronildo Campos retrata perfeitamente o objetivo da gestão humanizada. Afinal, cuidar das demandas dos colaboradores também é uma forma de alcançar os objetivos estratégicos da empresa.

Assim, é preciso mudar a mentalidade de que o lucro é o aspecto mais importante. É necessário equilibrar os ganhos ao bem-estar dos profissionais, porque isso permite aumentar a produtividade e a retenção de talentos, ao mesmo tempo que se reduz o turnover (rotatividade de funcionários).

Então, o que acha de entender mais sobre a gestão humanizada e como ela pode ajudar seu negócio?

O que é gestão humanizada?

A gestão humanizada é um modelo de gestão que atende às necessidades dos colaboradores, colocando-os no centro das decisões. Além disso, incentiva a diversidade e a igualdade, compreendendo que os profissionais são o principal ativo organizacional.

Essa é uma maneira de tornar líderes e liderados mais próximos, estabelecendo uma relação mais sólida e de confiança. Ao mesmo tempo, influencia a cultura organizacional, melhorando a qualidade de vida no trabalho.

“A dimensão humana, em qualquer processo ou empreendimento, é fundamental. Você pode ter em suas mãos o melhor empreendimento do mundo, ganhar muito dinheiro, mas se as pessoas não estiverem ao seu lado, as coisas não acontecem de verdade”

Ronildo Campos

Quais são as vantagens da gestão humanizada?

A gestão humanizada gera um ambiente melhor para líderes e liderados. Dessa forma, é possível atingir os objetivos com equilíbrio. Confira os benefícios de adotar esse modelo de gestão:

  • Contribui para a satisfação geral dos colaboradores.
  • O engajamento e a produtividade da equipe aumentam.
  • O turnover diminui.
  • O clima organizacional melhora e a cultura organizacional se fortalece.
  • O absenteísmo é reduzido devido à qualidade de vida no trabalho.
  • Os colaboradores têm mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Os líderes identificam as demandas dos seus colaboradores e geram uma relação de confiança.

“O equilíbrio é o estado mais sensato e saudável, fundamental tanto para a saúde quanto par a produtividade e satisfação. Negligenciar um em favor do outro leva a estresse, esgotamento e arrependimentos futuros”

Ronildo Campos

Quais são os pilares de uma gestão humanizada?

Os 4 pilares da gestão humanizada são: observação, comunicação, integração e adaptação. Veja abaixo o que cada um desses tópicos representam:

1. Observação

A observação é o pilar que faz as ações estarem alinhadas às demandas organizacionais. Por isso, é necessário fazer uma análise dos colaboradores e compreender suas demandas. Além disso, é importante oferecer medidas para aperfeiçoamento das condições de trabalho.

2. Comunicação

A comunicação é importante para manter um canal aberto entre líderes e liderados. Isso é imprescindível na gestão humanizada, a fim de sugerir melhorias no trabalho. Nesse sentido, é importante praticar a empatia e a escuta ativa.

3. Integração

O pilar da integração requer que as equipes interajam e se comuniquem, fazendo com que a informação siga um fluxo eficiente na empresa. Esse aspecto deve atingir líderes e liderados, inclusive quem está no mesmo nível de hierarquia. Isso porque é uma maneira de engajar, garantir o alinhamento de todos e focar os objetivos organizacionais.

4. Adaptação

A adaptação é o pilar que prevê a mudança da gestão no sentido de adaptar processos e métodos. O propósito é faz com que eles atendam às necessidades do negócio e da própria gestão humanizada.

Como desenvolver uma gestão humanizada?

Agora, veja algumas dicas importantes para implementar a gestão humanizada na sua empresa:

  • Prepare a liderança para que ela seja receptiva à gestão humanizada.
  • Atente às demandas dos colaboradores.
  • Incentive a comunicação clara e horizontalizada.
  • Garanta boas condições de trabalho.
  • Crie ações de engajamento.
  • Ofereça oportunidades de desenvolvimento aos colaboradores.
  • Trabalhe a segurança emocional no ambiente de trabalho.
  • Abra-se às mudanças.
  • Envolva a equipe nas tomadas de decisão.
  • Valorize os colaboradores e seus esforços.
  • Estimule a inclusão e a diversidade.
  • Tenha cuidado com a saúde mental da equipe.
  • Aproxime-se dos colaboradores.
  • Observe as pessoas.
  • Crie uma política de incentivos e benefícios.
  • Garanta que as demandas sejam divididas de forma justa.
  • Implemente uma cultura de feedback.

“Sou um inconformista nato. Sempre me mexi muito e nunca aceitei as coisas do jeito que elas estavam, sobretudo quando não funcionam como deveriam. Sempre podemos melhorar o que fazemos. Qualquer coisa sempre pode ficar melhor”

Ronildo Campos

Assim, a gestão humanizada pode ser a saída para resolver algumas dificuldades inerentes ao empreendedorismo. Além disso, é possível alcançar impacto social ao mesmo tempo que você melhora os resultados da sua empresa.

E você, achou interessante conhecer esse estilo de gestão? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e repasse as dicas de Ronildo Campos para melhorar seu negócio.

Em resumo

Quais são os pilares da gestão humanizada?

1. Observação.
2. Comunicação.
3. Integração.
4. Adaptação.

O que é uma liderança humanizada?

Uma liderança humanizada é um modelo de gerenciamento que atenta às necessidades dos colaboradores, colocando-os no centro das decisões. Além disso, incentiva a diversidade e a igualdade, compreendendo que os profissionais são o principal ativo organizacional.

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Sobre mim

Ronildo Campos trilhou uma jornada inspiradora do campo ao sucesso nos negócios como fundador e CEO do grupo WGL, líder em soluções energéticas inovadoras. 

Além da WGL, ele é proprietário da RAC Soluções, líder da ONG Energizando Vidas e administrador da Instituição WGL, um centro educacional. Sua história é um verdadeiro exemplo de determinação e impacto positivo.

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