Muito se fala sobre sustentabilidade e práticas ESG no ambiente corporativo, mas existe um tema tão relevante quanto: o empreendedorismo verde. A ideia é aplicar eficiência, inovação e responsabilidade social e ambiental na rotina empresarial
Afinal, não existe mais possibilidade de colocar o empreendedorismo e o meio ambiente em lados opostos. Atualmente, a interdependência entre negócios e sustentabilidade se tornou evidente e necessária.
Considerando essa proposta, como aplicar o empreendedorismo verde? De que forma é possível internalizar esse conhecimento e fazer seu negócio evoluir? Vamos discutir essas questões neste post. Acompanhe!
O que é empreendedorismo verde?
O empreendedorismo verde é a aplicação de práticas sustentáveis em todas as frentes do negócio. O objetivo é alinhar os interesses corporativos aos sociais e ambientais, evitando o uso exagerado de recursos, reduzindo resíduos, promovendo o uso consciente de energia elétrica, entre outras ações.
Assim, o lucro ainda é uma meta, mas está sempre atrelado a ações de conservação da natureza e preservação da sociedade. A seguir, confira as principais características do empreendedorismo verde:
- Inovação voltada para a redução dos impactos ambientais.
- Valorização da economia circular.
- Consciência ambiental na cadeia de suprimentos.
- Impacto social positivo.
- Adaptação às mudanças climáticas.
- Colaboração e parcerias para criar soluções eficazes e abrangentes.
- Eficiência energética.
- Conscientização dos consumidores.
- Equilíbrio entre impacto e lucro.
Tais conceitos, são rigorosamente seguidos por Ronildo Campos, empresário brasileiro no setor de geradores industriais.
“O crescimento não pode ser uma busca incessante pelo sucesso financeiro, mas sim uma jornada que também abraça a responsabilidade social”
Ronildo Campos.
Qual a origem do empreendedorismo verde?
A origem do empreendedorismo verde remonta à década de 1990 devido à necessidade de mudar a forma como a sociedade tratava o meio ambiente. Ainda nos anos 1960 e 1970, havia discussões sobre a demanda pela adoção de práticas sustentáveis. Por sua vez, na década de 1980, surgiu a ideia de ecoempreendedorismo.
Portanto, foi nesse período que os empresários começaram a perceber que as práticas sustentáveis eram benéficas. Ou seja, esse foi o começo das discussões sobre possíveis inovações no ambiente corporativo.
Já nos anos 1990, o termo “empreendedorismo verde” passou a ser bastante utilizado. Nessa época, muitas empresas começaram a ter ideias para alinhar a responsabilidade ambiental e o crescimento econômico.
Enquanto isso, em 2008 surgiu o termo economia verde pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma). Esse reconhecimento e a Conferência de Copenhague (COP-15), em 2009, foram essenciais para fazer dessa proposta um movimento global.
Por que a sua empresa deve adotar o empreendedorismo verde?
A sua empresa deve adotar o empreendedorismo verde, porque ele traz vantagem competitiva, reduz custos e promove a inovação. Além disso, facilita o acesso a novos mercados e contribui para o cumprimento da legislação e regulamentações ambientais.
Ou seja, a sustentabilidade é uma tendência atual e a sociedade está disposta a mudar seus hábitos para contribuir com a natureza. Portanto, as empresas precisam se adequar.
Nesse sentido, um estudo da IBM com a National Retail Federation (NRF) em 2020 mostrou que os consumidores pagam 35% a mais, em média, para adquirir um produto sustentável. Da mesma forma, um terço dos entrevistados destacou que deixa de comprar os itens preferidos se perder a confiança no negócio.
Assim, fica claro que ter essa transparência é sinônimo de aumentar sua participação nos mercados e ter uma vantagem competitiva. Ainda é possível reduzir custos, já que gastos desnecessários são evitados e os processos são otimizados.
Na prática, essa é uma oportunidade de aproveitar as mudanças no comportamento do consumidor para ter um propósito mais relevante do que apenas o lucro.
Como empreender de maneira sustentável?
Tenha responsabilidade ambiental
A responsabilidade ambiental é um dos principais pilares do empreendedorismo verde. Por isso, ela deve estar inserida na cultura organizacional para que todos entendam que os impactos na natureza são bastante relevantes. Portanto, é preciso ver a empresa como uma
Seja adepto das inovações
As inovações devem trabalhar a favor do meio ambiente. A ideia é implementar um desenvolvimento sustentável, por exemplo, por meio da economia circular. De todo modo, a proposta é criar novos processos, produtos e modelos de negócio.
Invista em fontes de energia limpa
As fontes de energia limpa, como a eólica e a solar, são muito recomendadas para diminuir o impacto das empresas no meio ambiente. Você pode definir metas e fazer investimentos estratégicos, porque isso ajudará a longo prazo.
Adote a transparência e a prestação de contas
As empresas que adotam o empreendedorismo verde devem ser transparentes e prestar contas para seus clientes, parceiros e colaboradores. Dessa forma, mostram que estão realmente comprometidas e têm impacto social e ambiental.
Faça a gestão de diversidade
A diversidade é uma aliada das empresas, porque ajuda a ter ideias inovadoras e assumir novos valores. Dessa forma, você consegue ter um diferencial competitivo maior e implementar práticas de inclusão para aumentar a responsabilidade social.
Exemplos de empreendedorismo verde
Natura: implementa práticas sustentáveis com comunidades locais para extrair os recursos naturais.
Coca-Cola: adota várias ações de reciclagem e busca devolver para o meio ambiente o dobro da água utilizada.
Unilever: tem um plano voltado para qualidade de vida, saúde e meio ambiente. Além disso, tem metas para tratamento de resíduos, redução da emissão de gás carbônico, gestão de recursos hídricos e práticas agrícolas sustentáveis.
CEMIG: tem uma matriz energética limpa com usinas solares, hidrelétricas e eólicas.
Banco do Brasil: tem agências que funcionam com energia solar.
Esses exemplos de empreendedorismo verde evidenciam que qualquer ação positiva é bem-vinda. Como afirma Ronildo Campos, “saber por que não estamos confortáveis é um passo importante na solução dos problemas”.
Portanto, adotar o conceito de empreendedorismo verde requer comprometimento, mas traz muitos benefícios ao negócio. Assim, todos andam de mãos dadas em busca de um objetivo maior.
E você, quer receber mais informações úteis para o seu negócio e a sua vida? Leia outros textos do blog do Ronildo Campos e veja como é possível alinhar a responsabilidade social e ambiental ao lucro.
Em resumo
Ser uma empresa verde é aplicar práticas e estratégias sustentáveis às inovações. O objetivo é alinhar os interesses corporativos aos sociais e ambientais, evitando o uso exagerado dos recursos. Assim, o lucro está atrelado a ações de conservação da natureza e preservação da sociedade, seguindo a ideia dos 3Rs: reduzir, reciclar e reutilizar.
Sustentabilidade.
Inovação voltada para a redução dos impactos ambientais.
Valorização da economia circular.
Consciência ambiental na cadeia de suprimentos.
Responsabilidade social e ambiental.
Adaptação às mudanças climáticas.
Colaboração e parcerias para criar soluções eficazes e abrangentes.
Eficiência energética.
Conscientização dos consumidores.
Equilíbrio entre impacto e lucro.